SANTIAGO NO BRASIL

Nosso blog tem intuíto de mostrar o desenvolvimento dos estudos que estão sendo efetuados pelo Grupo de Estudos Santiago, da Associaçao Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago, sobre a presença e a influência de Santiago na cultura brasileira.

6/12/2006

Ola pessoal

A primeira fortaleza da colonização afonsina: SANT'IAGO ou São João da Bertioga



Em 1557, o capitão-mor Jorge Ferreira fez construir ali um forte definitivo, no mesmo local anterior, talvez sob influência da ocupação francesa do Rio de Janeiro, em aliança com os tamoios, fechando melhor aquela barra, onde Braz Cubas já construíra o Forte de São Felipe, situando-o na elevação extrema da Ilha de Guaibê ou Santo Amaro, em 1552, cabendo, entretanto, os merecimentos dessa construção ou reconstrução, que seria a FORTALEZA DE SÃO TIAGO (ou SANT´IAGO), ao fidalgo Antônio Rodrigues de Almeida, almoxarife da Capitania, como se vê em documento de 1560 lavrado pelo capitão-mor Francisco de Moraes, ocasião em que Pascoal Fernandes, um dos principais fundadores de Santos, foi nomeado comandante dos dois fortes, como Condestável do sítio e barra de Bertioga.
Desde aquele ano de 1557 é que se pode, verdadeiramente, contar a existência efetiva da Fortaleza (técnica) de Sant'Iago, só no século XVIII denominada "São João".

http://www.novomilenio.inf.br/bertioga/bh007.htm



Com a denominação de FORTE SÃO TIAGO, o monumento foi erguido em paliçada de madeira em 1532, época em que foi ponto de partida para a esquadra de Martim Afonso de Sá fundar a Vila de São Vicente, em 22 de janeiro do mesmo ano. Construída em ponto estratégico para defesa de ataques de índios, piratas e inimigos às vilas de São Vicente, Santos e São Paulo de Piratininga, foi dessa mesma fortaleza que a esquadra de Estácio de Sá partiu para fundar a cidade do Rio de Janeiro, em 1565.

O Forte de São Tiago - São João - Primitivamente chamado de SANT'IAGO, o Forte de São João da Bertioga remonta aos tempos da passagem de Martim Afonso de Souza pelo nosso litoral, em direção ao Rio da Prata, isso antes de povoar São Vicente. Segundo descrição do historiador Frei Gaspar da Madre de Deus - baseado em antigas documentações -, o Donatário entrou pela Barra da Bertioga e, já prevendo a invasão dos piratas que excursionavam pela costa brasileira, mandou erguer uma trincheira no extremo Sul junto ao canal, na praia de Bertioga, onde deixou uma pequena guarnição.
Anos depois, a primitiva paliçada não mais existia, motivo pelo qual, em 1547, foi levantada no mesmo local uma outra fortificação, cujo trabalho esteve a cargo dos irmãos Braga, considerados, por alguns historiadores, como os primeiros defensores do lugar e que deram ainda à nova praça-forte a denominação de SÃO TIAGO.
Segundo a história, naquele mesmo ano de 1547, aquela fortificação sofreu o primeiro ataque por parte dos Tamoios, que investiram contra a mesma, armados de arco e flecha, e utilizando canoas. Mas os irmãos Braga, juntamente com os outros povoadores, resistiram heroicamente à carga de mais de mil flecheiros, marcando efetivamente a posse das terras daquela região.

As fotos embelezam ainda mais a notícia.

Um abraço