SANTIAGO NO BRASIL

Nosso blog tem intuíto de mostrar o desenvolvimento dos estudos que estão sendo efetuados pelo Grupo de Estudos Santiago, da Associaçao Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago, sobre a presença e a influência de Santiago na cultura brasileira.

6/20/2006

Fortes de São Tiago IV - Rio de Janeiro

MUSEU HISTÓRICO NACIONAL
Atualmente, o Museu Histórico Nacional possui amplo acervo de bens patrimoniais, o conjunto arquitetônico, onde o Museu está instalado, é considerado como uma das mais importantes "peças" de seu acervo.
Sua origem remonta ao período em que o Brasil era colônia de Portugal e os franceses ainda disputavam com os portugueses a posse da Baía de Guanabara.
Após a expulsão dos franceses, os portugueses fundaram em 1565 a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, e, a partir daí, foram erguidas, em pontos estratégicos, fortificações que visavam conter a aproximação de novos invasores. Como forma de defesa, foi construído o forte de SÃO TIAGO ou Forte do Calabouço, como ficou sendo conhecido mais tarde quando passou a ser utilizado, no século XVII, como prisão de escravos.
Para abrigar o conjunto de armas (trem de artilharia) trazido de Portugal, o então vice-rei Gomes Freire de Andrade, conde de Bobadela, mandou construir em 1762, próximo ao forte de São Tiago, a Casa do Trem. Uma edificação pequena de três pavimentos em linhas arquitetônicas retas e fachada equilibrada.

http://www.ivt-rj.net/museus_patri/antariores/mnh/historico.htm

Como Vocês vem, onde funcionou o histórico restaurante universitário Calabouço, foi originalmente, um forte de São Tiago, no Rio de Janeiro. O Museu Nacional, a antiga Casa do Trem.