SANTIAGO NO BRASIL

Nosso blog tem intuíto de mostrar o desenvolvimento dos estudos que estão sendo efetuados pelo Grupo de Estudos Santiago, da Associaçao Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago, sobre a presença e a influência de Santiago na cultura brasileira.

11/01/2006

Capela de Santiago em Morretes





Esta é a capela de Santiago em Morretes, distrito de Porto de Cima, na base do Pico de Marumbi, um dos mais altos do Paraná.
Fica na Estrada das Prainhas s/n, em propriedade particular, no terreno da Chácara de mudas de Palmito de Desidério Máximo Pansera, 8 vezes peregrino ao Caminho Francês, em agradecimento de graça alcançada.
A capela estava lotada e ouviu-se o Hino de Santiago.
Desidério teve um derrame e por causa de um coágulo no cérebro teve que ser operado, com poucas chances de sobrevivência. Cinco anos depois, em 1999, assim que pode, fez seu primeiro caminho e assim vem fazendo uma vez ao ano desde então. Sua mulher o acompanhou em 5 Caminhos.
Todos os dias do ano , antes de começar seu dia de trabalho vai com sua mulher a capela, toca o sino e faz uma oração de agradecimento e aí sim, vai para o escritório que fica a alguns metros dali.

(Fotos e informação Lilian Joppert)