SANTIAGO NO BRASIL

Nosso blog tem intuíto de mostrar o desenvolvimento dos estudos que estão sendo efetuados pelo Grupo de Estudos Santiago, da Associaçao Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago, sobre a presença e a influência de Santiago na cultura brasileira.

11/07/2006

Armazem São Tiago - Rio de Janeiro








Este antigo armazém (frequentei muito na minha infância) foi fundado em 1909 por emigrantes da Galícia. Funcionou muitos anos como um típico armazém, vendendo no varejo, cereais comprados a granel. Vendiam carne seca, bacalhau, embutidos e tudo mais. No balcão a direita eram servidas as bebidas, como guaraná, groselha (preparada na hora) cerveja e pinga. As famílias tinham "conta" no estabelecimento. Faziam entregas a domicílio e funcionava como verdadeiro banco, pois era normal descontar cheques alí. O dono na época, Sr. Garcia, mandou vir um sobrinho nos anos 50 para auxiliar a tocar o negócio e hoje, embora não seja o dono, êle dá nome ao local. Todo mundo conhece como Bar do Gomes. Com o passar dos anos, a chegada dos super mercados, a demanda modificou-se e recentemente com a morte do neto do fundador, assumiu a cara atual. É muito popular em Santa Teresa, mas pouco conhecido pelo nome original.
Há muito para contar, mas acredito que o principal é o nome e o fato de ter sido fundado por galegos, numa homenagem ao Santo.

(Informação e fotos - Mario Gonçalves)