SANTIAGO NO BRASIL

Nosso blog tem intuíto de mostrar o desenvolvimento dos estudos que estão sendo efetuados pelo Grupo de Estudos Santiago, da Associaçao Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago, sobre a presença e a influência de Santiago na cultura brasileira.

7/24/2006

Capilla del Apóstol - Salvador, Bahia

Amiga Clinete,

Ainda não pude cumprir os “mandados” anteriores, mas estou lhe mandando um outro material acreditando que você vai gostar. O incrível é que eu não estava me lembrando desse “tesouro”. Só agora, sábado passado, quando das comemorações, é que acordei.

As comemorações envolveram caminhada dos peregrinos da Igreja da Conceição da Praia até a Capilla Del Apóstol, onde foi rezada missa em homenagem a Santiago, seguida de um almoço de confraternização.

A Capilla del Apóstol fica no Parque Santiago - clube esportivo e recreativo construído em 1986 pelo time de futebol baiano Esporte Clube Galicia - localizado na avenida Santiago de Compostela, nas proximidades do Shopping Iguatemi.

O Esporte Clube Galícia – também conhecido no meio esportivo como o “Demolidor de Campeões - foi fundado em 1o de janeiro de 1933 por imigrantes espanhóis provenientes da Galícia.

O Galícia foi campeão nos anos de 1937, 1941, 1942,1943 (tri-campeão) e 1968; foi também vice-campeão em 1935, 1936, 1938, 1939, 1940, 1967,1980, 1982 e 1995. Atualmente o clube vem se reerguendo, uma vez que atravessou uma série de crises financeiras a partir do final da década de 1990.

Hino do Galícia

Galícia, Galícia, Galícia/ Demolidor de campeões/ Granadeiro da Cruz de Santiago/ Clube querido com muitas tradições/ O Galícia tem nome na história/ No futebol tem títulos de glória/ Salve, salve pendão galiciano/ Alegria do futebol baiano/ Granadeiros tricampeões/ Um, dois, três.../ Azulino que domina corações/ O Galícia é um forte toureiro/ Que toureia com muita valentia/ Que domina qualquer touro, na arena/ Lutando sempre com amor e galhardia/ Os torcedores do Galícia são modestos/ São ordeiros, contudo animados/ Para frente Galícia, eles gritam/ Levando o clube a conquistar bons resultados/ Para frente, Galícia, mais um tento/ Não desanime porque vitória é nossa/ Para frente queremos mais um título/ Para frente com você não há quem possa.
(Compositor: Francisco Icó da Silva).

O Galícia foi fundado com o objetivo principal de criar oportunidades de trabalho – auxiliar de armazém, garções, padeiros e estivadores - para galegos que fugiam da guerra e da repressão do general Francisco Franco na ditadura espanhola. Os imigrantes viajavam para a Bahia nos porões dos navios da Companhia Hamburgo Sudamericana. Traziam pouca roupa e escassos recursos, o que dificultava a obtenção de emprego ao chegar em Salvador.

Obs. As informações sobre o Esporte Clube Galícia tiveram como fonte a reportagem de José Castro (jcastro@grupoatarde.com.br) no suplemento esportivo do Jornal A Tarde –A Tarde Esporte Clube - de 22/07/2007.

Dessa forma, estou lhe enviando três fotos, sendo: uma frontal da Capilla, onde você poderá ver que a área externa já estava preparada para a missa, tendo em vista que o interior, por ser de dimensões modestas, não era suficiente para abrigar todos os participantes; outra, com detalhes do interior da cúpula do templo e mais uma com detalhes do interior.

Espero que você goste.
Um carinhoso abraço,
Luciano