SANTIAGO NO BRASIL

Nosso blog tem intuíto de mostrar o desenvolvimento dos estudos que estão sendo efetuados pelo Grupo de Estudos Santiago, da Associaçao Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago, sobre a presença e a influência de Santiago na cultura brasileira.

5/23/2006

Sobre Santiago - RS

Município de Santiago – RS

O nome dado a cidade de Santiago foi em homenagem à São Thiago Apóstolo.
Igreja própriamente dita não existe, mas recentemente foi construída uma pequena capela no mesmo local onde em 1629 também existia uma capela com a imagem do santo, distando 15 km da cidade.
O santo não é padroeiro da cidade, mas é patrono do município.
Não existe um feriado específico do dia do santo, mas existe o dia em sua comemoração (25/07) juntamente com o dia do "colono e motorista", sendo este dia feriado municipal.
O pessoal da Secretaria de Turismo aqui de Santiago desconhece se existem mais igrejas com este nome no Estado, mas com absoluta certeza, cidades não existem.
Quanto à fatos e história sobre o nome, existem várias informações, mas só para citar uma, existem até algumas músicas gravadas pelo pessoal aqui da terra que falam em Santiago, onde se destaca uma que fala em todos "Santiagos" existentes na América Latina e Central.

Informação conseguida pela Telma Javoski junto ao IBGE.