SANTIAGO NO BRASIL

Nosso blog tem intuíto de mostrar o desenvolvimento dos estudos que estão sendo efetuados pelo Grupo de Estudos Santiago, da Associaçao Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago, sobre a presença e a influência de Santiago na cultura brasileira.

5/31/2006

Mais um município - contribuição do Tacio Caputo

Município de São Tiago – MG


São Tiago é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Está localizado na região denominada "Campos das Vertentes", a cerca de 200km da Capital Belo Horizonte. Faz divisa com Resende Costa, Ritápolis, Nazareno, Bom Sucesso e Oliveira.

HISTÓRIA - O povoado, que se transformou no atual município, foi fundado por bandeirantes espanhóis no ano de 1750. A cidade possui o mesmo nome de seu padroeiro, santo muito popular na Espanha. Os primeiros habitantes da região teriam se fixado, na busca por ouro, ao redor de uma capela erigida em homenagem ao santo na fazenda denominada "Fazenda das gamelas" (situada entre o rio do Peixe e Jacaré). Em 1802, já figurava numa relação de arraiais do termo da Vila de São José. Em 1849, São Tiago se torna distrito de São José Del Rey, atual Tiradentes, e, mais tarde, de Bom Sucesso. Em 27 de dezembro de 1948, foi criado o município, com território desmembrado de Bom Sucesso.

ECONOMIA - A economia local tradicional tem por base a agropecuária, a indústria extrativa de minerais. No setor agrícola produz milho, arroz, café, mandioca, dentre outros. A pecuária está dividida entre a produção leiteira e a recria de novilhos para o abate. No setor de mineração, além do minério de ferro, possui reservas de manganês, bauxita e tantalita. A habilidade para fazer quitandas é uma tradição que acompanha a trajetória do município. Por esta razão, mais recentemente a indústria de produção de biscoitos se consolidou e assumiu um papel importantíssimo na economia local, o que acabou conferindo a São Tiago o título de “terra do café-com-biscoito”. Existem cerca de 70 fábricas de biscoitos que empregam cerca de 2500 pessoas direta ou indiretamente. A produção é de cerca de 200 T / mês. Destacam-se a torradinha de queijo (confeccionadas em diferentes sabores como alho, cebola, orégano, pimenta, pizza, parmesão)e os biscoitos doces, como as rosquinhas de nata, casadinho, dentre outros...

CENSO 2000 IBGE -População Urbana: 7462 habitantes / População Rural: 2770 habitantes / Número de Homens: 5145 habitantes / Número de Mulheres: 5087 habitantes / Sua população estimada em 2004 era de 10.554 habitantes.

TURISMO- São Tiago pertence ao circuito da Estrada Real, estando bem próximo dos municípios de Tiradentes e da cidade histórica de São João del Rei, distante cerca de 44 km do município. A população local é simples, alegre e hospitaleira, sempre disposta a uma boa prosa, típica do interior de minas. A "festa do café com biscoito" atrai visitantes de diversas localidades e está se consolidando como mais um atrativo da região. A festa acontece na Praça da Matriz. Começa na sexta com shows musicais, se prolonga pelo sábado com degustações nos stands, oficinas e atividades culturais, e termina no domingo, quando acontece o desfile, mostrando a presença marcante do biscoito na vida da cidade.
A cidade também possui alguns atrativos naturais: cachoeiras como as da Solidade e do Simplício; o Balneário da Usina; e o Recanto do Rio do Peixe, que dispõe de área gramada, uma prainha de 200 metros de extensão e duchas.
Igrejas: Além da Matriz de São Tiago em estilo Neo-clássico, a cidade possui a "Capela do Rosário", a "Capela de São Sebastião" e o "Santuário Deus e Pátria", também conhecida como "Igreja do Senhor dos Montes", com suas paredes repletas de inscrições. Externamente, elas se referem à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica, com datas e fatos que ocorreram durante a participação do Brasil na Segunda Guerra, e internamente, a temas bíblicos.A capela está mais afastada do centro e dela se avistam os bonitos campos que cercam a cidade. As Igrejas foram edificadas pelo importante filho da terra, Vigário Monsenhor Francisco Elói de Oliveira, veterano da FAB que auxiliou as tropas brasileiras na Itália - II Guerra Mundial.

FESTAS FOLCLÓRICAS - Festa do Padroeiro: 25/07 / Aniversário do município: 26 de julho / Festa do Café-com-biscoito: consulte no site [www.portalsaotiago.com.br]

CURIOSIDADE - Uma curiosidade sobre são Tiago é que o município tem uma das maiores e mais belas praças do interior, não só de Minas, mas do Brasil. O largo da matriz com o nome de Ministro Gabriel Passos é constituído de 7 Praças cortadas por ruas, duas grandes, duas médias e três pequenas.

Adjetivo pátrio: são-tiaguense

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

nao conheco o povo do sao tiago mas parece que e um lugar otimo para conhecer!!
Vou falar com a minha familia para ir todos juntos!
Acho que vamos a pedir delivery em moema e levar essa comida pra la.

8:47 PM  

Postar um comentário

<< Home